Glossário

Alguns termos usados no World of Warcraft.

Add

Qualquer criatura além do boss ou do inimigo principal (diminutivo de "additional", significando inimigo adicional).

BL ou Bloodlust

É qualquer uma das habilidades que aumentam em 30% a velocidade de ataque de todos os jogadores por 40 segundos. Sempre é usado como um grande cooldown de dano, em raids. As classes Xamã e Mago possuem habilidades com esse efeito, então basta um mago ou xamã na sua raid pra fazer uso dela. O nome da habilidade para cada classe é:

CD ou Cooldown

Cooldown significa tempo de recarga, o termo usado para o tempo necessário para uma habilidade poder ser usada novamente. Mas essa palavra é mais geralmente usada para se referir a habilidades com tempo de recarga alto, e que portanto geram efeitos grandes.

Exemplo: "quando o boss usar a habilidade X, os healers devem usar um cd". Isso significa que os healers devem usar uma de suas habilidades com tempo de recarga alto e que geram efeitos fortes. Habilidades desse tipo seriam, por exemplo: Barreira ou Hino Divino para sacerdotes, ou Tranquilidade para druidas.

Também existe o termo "cd de defesa", geralmente usado para os dps que tenham alguma habilidade com tempo de cooldown alto e que reduza o dano recebido. Por exemplo, Muralha de Escudos para guerreiros, ou Escudo Divino para paladinos.

Proc

Proc é uma abreviação que se refere ao efeito que alguns itens, armas ou habilidades têm, do tipo "chance ao usar" de ativar algum efeito. "Proc" se refere ao efeito causado.

Exemplos:
O berloque Último Suspiro de Horridon tem um efeito de conceder mana, sendo que este efeito pode acontecer ao usar um feitiço de cura. Ou seja, cada vez que o jogador cura, há uma chance de esse efeito acontecer, e portanto de ele ganhar mana. Este efeito é chamado de "proc".
Outro exemplo: na espada Gur'thalak, cada ataque corpo-a-corpo têm uma chance de fazer aparecer um tentáculo que também ataca seus inimigos. A aparição desse tentáculo é o "proc".

Também se costuma dizer o berloque "procou", ou então a arma XYZ tem uma chance bem alta de "procar".

Para mais informações, veja o artigo na wowpedia (em inglês).

Topar

Em inglês, top significa topo, auge; usado como verbo, significa cobrir, ultrapassar, completar. Neste contexto significa que um healer "encheu" o "life" dos jogadores (o healer "topou" o jogador). Frase de exemplo: "No Trono do Trovão, no boss Tórtus, depois do ataque do terremoto os healers têm que topar a raid."