quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Guia Ultra-Resumido para a raid Cerco a Orgrimmar

Resumo da suma da sinopse da raid Cerco a Orgrimmar (a.k.a. Siege of Orgrimmar). Material adaptado desta série de artigos do site WoW Insider.

Se quiser um guia de verdade, não este ultra-resumido, eu sugiro ler o guia do site icy-veins.com. Clique abaixo para continuar lendo.

Update 16/10/13: Incluído até os Xamãs Sombrios.
Update 15/01/14: Incluído até Tesouros Pandarênicos.
Update 20/01/14: Incluído até Cerqueiro.
Update 22/01/14: Incluído até Paragões.
Update 23/01/14: Terminado.





Immerseus

  • Espalhem-se ao redor do boss
  • Saia de cima das poças de sha
  • Corra da onda (corra em direção à parede)
  • Os tanks não devem stackar, e devem se revezar por causa do Estouro Corrosivo. Não fique perto dos tanks.
  • Quando o HP dele chegar a 0% ele vai sumir e bolhas vão aparecer pela sala toda. As bolhas escuras devem ser atacadas e as claras devem ser curadas. Fique perto delas quando explodirem para receber buffs.
  • Depois da fase das bolhas, Immerseus volta novamente e o ciclo se repete. Ele só morre quando a barra de corrupção chegar a 0.

 Os Protetores Caídos

  • Mate-os nesta ordem: Rook até 66% de HP, mate os adds (Melancolia primeiro). Depois ataque He até 66%, mate os adds. Sun até 66%, mate os adds. Repita, mas até 33% desta vez.
  • Quando um deles chegar a 1 HP, ele vai tentar curar os outros. Quando estiverem perto disso, junte eles e ataque o que estiver com mais HP até todos chegarem a 1 HP juntos, quando a luta acaba.
  • Não fique em cima de poças e afins (nem precisa dizer).
  • Quando aparecer um círculo amarelo/laranja ao redor de um jogador, stackem nele para compartilhar o dano.
  • Quando a bolha aparecer (quando a Sun chega a 66% e 33%), corram para ela.
  • Vire pro outro lado quando He usar Esfaquear.
  • Tanks, usem cooldowns de defesa quando Rook usar Golpes Vingativos.

Norushen

Periodicamente aparecem esferas douradas nas laterais, perto dos círculos no chão, que ao serem clicadas transportam o jogador para um "teste" aonde eles devem ajudar a atacar adds. O teste é diferente para cada papel: tanks, healers e dps. Dps matam adds, tanks sobrevivem por 1 minuto, healers devem manter 3 NPCs vivos até o add morrer.

Acabe o teste o mais rápido possível para retornar ao boss. Quando o teste acaba, o jogador recebe um bônus (+dano, +heal ou -dano recebido, conforme seu papel) e têm sua barra de corrupção reduzida a zero.

Definam antes de começar em que ordem os jogadores devem fazer o teste; healers e dps mais fortes têm prioridade. Pelo menos um dos tanks deve ir numa das primeiras vezes, também. (se for no LFR os jogadores são transportados automaticamente, não haverá esferas douradas) 
  • A prioridade de ataque é sempre o add grande primeiro (Manifestação), depois os adds pequenos (Essência), e só depois o boss. O dano causado nos adds também atinge o boss.
  • Os adds grandes soltam uma esfera escura quando morrem. Alguém que já passou pelo teste (corrupção baixa) deve pegá-la, preferencialmente um tank ou healer.
  • Tanks se revezam (taunt) no Insegurança.

 Sha do Orgulho

  • Fiquem stackados durante a maior parte da luta, no lado norte da sala (lado oposto à porta), menos os tanks.
  • Healers só devem dar dispel na Marca da Arrogância se estiverem com o buff Dádiva dos Titãs.
  • Quando um jogador ficar na prisão (círculos grandes no chão) alguém deve pisar nos botões laranja.
  • Quando aparecer o add grande (Manifestação), ataquem ele (ele vai aparecer atrás de vocês, próximo à parede)
  • Quando aparecerem os adds pequenos (Reflexão), todos saem de perto deles por 2 segundos, até eles "pularem", depois podem voltar, e matem eles rápido. (não saiam do lugar antes dos adds aparecerem, só depois)
  • Prioridade de ataque é: adds grandes, adds pequenos, depois boss.
  • Quando o boss usar Orgulho Inflado, sua reação será diferente conforme sua barra de orgulho:
    • Se sua barra de orgulho estiver entre 25-49, fique longe dos outros durante Orgulho Inflado, porque você vai explodir.
    • Entre 50-74, Orgulho Inflado vai fazer aparecer uma poça com uma seta verde. Fique em cima dela o mais rápido que puder.
    • Entre 75-99, Orgulho Inflado vai fazer você causar dano AoE nos outros durante 25 segundos. Fique longe dos outros.
    • Se seu orgulho chegar a 100, Orgulho Inflado vai dominar você (mind control), fazendo você perder o controle de seu personagem. Se isso acontecer, vá tomar um café e pense no que você fez.

Galakras


  • Muitos adds nesta luta:
    • Não deixe os Esmaga-ossos (Bonecrushers) baterem nos NPCs.  Use stuns, slows, Garra da Morte de DK, o que for, mas evite ao máximo que eles cheguem perto dos NPCs.
    • Interrompa os Xamãs das Marés (Tidal Shaman).
    • Sempre que os xamãs jogarem um totem de cura, ou outro add jogar os banners, matem eles primeiro.
    • Tank: jumte os adds em cima do fogo, eles tomam dano.
  • As torres abrem quando os demolidores aparecem. Primeiro a torre sul será aberta, a norte só depois do próximo demolidor. 
    • Mate os demolidores primeiro e então mande o time que irá subir a torre: 1 tank, 1 healer e de alguns DPS. 
    • Evite o ataque em cone que pode te derrubar da torre.
    • Depois de matar todos os adds da torre, uma pessoa fica no canhão.
  • Quem ficar no chão continua matando adds. Quando aparecerem os "mini bosses", tente matar os adds deles antes.
  • Quando Galakras descer, stackem. Quem receber a bola de fogo deve correr para trás do grupo, a fim de que a bola passe pelo maior número de jogadores, diminuindo o dano. (é pra correr pra trás do grupo, não para os lados)

Jaganata de Ferro

  • Não fique em cima de nada que vá causar dano (dã)
  • Se você tiver alguma habilidade pra diminuir dano recebido, tente ajudar a tirar as Minas Rastejantes. Se alguém tiver alguma habilidade pra diminuir a velocidade de queda (Levitar ou Queda Lenta), melhor ainda.
  • Tanks se revezam em Ventilar Chamas 
  • Quando o boss entrar no modo cerco (fase 2), tente ficar de costas para uma parede, para não ser jogado muito longe.
  • Se estiver sendo perseguido pelo laser, NÃO passe por cima de uma poça de óleo.

Xamãs Sombrios Kor'kron

  • Não fique em cima de nada que vá causar dano (dã)
  • Não, sério: não fique em cima de nada que vá causar dano. Tem um MONTE de coisas nessa luta assim: poças de veneno, tufões, adds, etc. Saia correndo.
  • Antes de começar o boss, mate todos, TODOS os mobs ao redor da área e em todos os prédios ao redor.
  • Mate os lobos primeiro.
  • Tanks se revezam com o debuff de Haromm.
  • Quando aparecerem bolhas, mate-as rápido. Melees devem sair de perto.
  • Tanks: mantenham os bosses juntos para que os jogadores possam usar "cleaves".

Nazgrim

  • Este boss muda de postura (stance), iguais às de um guerreiro: batalha, defesa, berserker. NÃO bata nele durante a postura de defesa, exceto o tank que estiver com o debuff.
  • Tanks se revezam com 3 stacks de debuff.
  • Quando ele pular e rachar o chão, saia de perto logo.
  • Se ele chegar a usar Canção de Guerra, pode ser necessário usar cooldowns de heal. Mas ele precisa de 70 pontos de raiva pra usar essa habilidade, geralmente ele não deveria juntar toda essa raiva (não tem ninguém batendo nele durante Postura de Defesa, né?)
  • Saia de perto dos machados giratórios
  • Quando aparecerem adds, todos os dps devem atacá-los. A prioridade dos adds é: 
    • Xamãs (e seus totens)
    • "Cunhador de Arco" (mago)
    • Assassinos (não fique de costas pra ele)
    • Espada de Ferro (guerreiro; melees de preferência devem ficar longe dele).
  • Use BL quando ele entrar na postura berserker.

Malkorok

Atenção healers: na fase 1 deste boss, suas curas não vão curar. Ao invés disso cada cura é transformada em um efeito de absorção, que aparece como um ícone de buff no jogador: vermelho, amarelo e verde, dependendo se a absorção está fraca, média ou forte naquele jogador. Então se um jogador ficar com hp baixo nesta fase, não tem como curar ele; o único jeito é vigiar o ícone de buff nos jogadores e tentar manter ele verde o tempo todo.

Dependendo do addon de raid frames que você usa, estes ícones podem aparecer de forma diferente, mas basicamente eles são como nas imagens abaixo.


  • Malkorok vai usar ataques em área, batendo uma área em forma de cone à frente dele. Depois de cada 3 ataques desses, ele vai causar dano de área em todas as 3 áreas atacadas antes de uma vez só. Então observe as áreas dos 3 ataques, e quando ele for dar o ataque maior, toda a raid deve ir para o lugar que não foi atacado.
  • Quando aparecerem 3 espirais roxas no chão, um jogador deve ficar dentro de cada uma para absorver o dano. Não é preciso mais de um jogador por espiral, pois o dano não é dividido.
  • Quando ele começar Fúria do Sangue, todo mundo deve stackar na frente dele. Os healers usam cooldowns nesta hora, se revezando. Quem tomar o debuff deve se afastar dos outros e esperar um dispel antes de voltar (healers, não dispelem o debuff com a pessoa no meio do grupo).

Tesouros Pandarênicos

Esta luta é a mais diferente, pois não há um boss, apenas um monte de adds. Além disso, a raid deve se dividir em duas metades: cada metade leva um tank, metade dos healers, e metade dos dps. A sala está dividida em 4 salas menores, cada grupo deve passar por 2 dessas salas. A porta da sala seguinte só pode ser aberta quando a barra no alto da tela chegar a 100%, quando adds suficientes forem derrotados.
  • Não saiam abrindo os caixotes a esmo, é melhor deixar uma pessoa responsável por fazer isto, abrindo à medida em que o tank for capaz de lidar com os adds. Pode ser o próprio tank.
  • Dê prioridade aos adds Urna Funerária e Kunchongs Presos no Âmbar, pois eles sumonam mais adds.
  • Golems de Anima Modificado criam círculos vermelhos no chão, cada círculo desses precisa ter alguém em cima (sim, é pra pisar neles)
  • Mas não pise em mais nada
  • Healers, tentem não dispelar Tormento, pois ao dispelar esse debuff é espalhado.
  • Quem receber o debuff Set To Blow (aparece um reloginho vermelho em cima de você e um botão no meio da tela), se afaste dos outros, vá para uma parte da sala onde ninguém irá pelos próximos segundos, e use o botão para descarregar as bombas no chão. E cuidado para não passar por cima de bombas descarregadas por outras pessoas.
  • Quando a barra no alto da tela encher, vá até a porta e aperte a alavanca para abrir a segunda sala. Se for preciso alguém ir ajudar o outro grupo por algum motivo, clique no gancho pendurado pela corrente para subir (só leva uma pessoa por vez).

Thok, o Sedento de Sangue

  •  Nunca fique nem na frente nem atrás do boss (só o tank fica na frente, claro).
  • Fase 1: todo mundo fica stackado na lateral do boss.
    • Tanks se revezam com 3 stacks de Rugido Assustador
    • Quando a barra de energia do Thok encher, ele solta um Guinchado Ensurdecedor, dando interrupt e silenciando por 2s. Portanto, HEALERS, não lancem curas durante este ataque.
    • Note que depois de cada Guinchado, Thok vai enchar a barra de energia mais rápido, até chegar em um ponto que ele vai dar interrupt a cada segundo. Healers, abusem de curas instantâneas e CDs.
  • Fase 2: Quando ele entrar na fase 2 (Frenesi de Sangue), saiam de perto do boss.
    • Quando ele fixar em um jogador, este deve correr em direção à porta (por onde vocês entraram na sala do boss). CUIDADO para nenhum jogador passar na frente do boss enquanto ele estiver perseguindo o jogador, senão é morte instantânea.
    • O segundo jogador que receber fixar deve correr para o lado contrário da porta (fundo da sala), e assim sucessivamente.
    • Os demais jogadores vão atacar os adds. Para agilizar a morte do Thok, se quiser, durante esta fase ranged dps podem continuar atacando-o.
    • Tanks: quando o Frenesi de Sangue acabar, Thok vai aggrar na última pessoa que ele estava perseguindo, portanto usem taunt.
Algumas estratégias interessantes para healers na fase 1:
  • Quando a freqüência do Guinchado ficar muito alta, um paladino pode lançar Mão da Proteção em um healer, pois o Guinchado é um ataque físico. Assim o healer não vai tomar interrupt.
  • Outra ideia é um sacerdote disciplina usar Concentração Interior nele mesmo, recebendo 5s de imunidade a interrupts.

Cerqueiro Pavio Preto

  •  Nesta luta tem várias coisas que aparecem no chão e que você NÃO deve ficar em cima. A mais importante é um míssil que vem de cima, acerta o chão e depois vão aparecendo anéis no chão saindo do míssil e aumentando (você vai entender quando ver). A cada novo anel que aparece, saem pontas de perfuratrizes do chão. Depois que aparecer um anel próximo a você, assim que as pontas aparecerem e depois sumirem, caminhe para dentro do anel, para evitar tomar dano do próximo anel maior.
  • Mate as minas rastejantes, de preferência com ranged dps.
  • Ranged dps podem se espalhar para evitar que Laminoserras atinjam outros dps, ou ficarem stackados para forçar as serras a caírem sempre perto de um lugar marcado. Fica de acordo com a estratégia que quiserem seguir. Algumas raids preferem forçar as serras a caírem perto de um mesmo lugar para que o tank leve o add para cima das serras (o add toma dano delas).
  • Quem for perseguido pelo laser deve levá-lo para longe dos outros. De preferência pelas laterais da sala, não pelo meio.
  • Quando aparecer o add os dps devem focar nele; se ele chegar perto do boss é curado por ele. Tanks: se revezem quando o add aparecer; se possível passe o add por cima das coisas no chão, pois o add também recebe dano das serras/fogo/etc.
  • Healers: atenção para os ataques do add A Morte Vem de Cima e Sobrecarga.
  • Periodicamente aparecem aparelhos na esteira de montagem à esquerda e alguns dps devem subir na esteira (através dos tubos) para destruir UM dos aparelhos antes que eles venham montados e ataquem a raid pela esteira da direita. A prioridade de ataque pode variar conforme a estratégia que o líder quiser seguir, mas geralmente não se ataca o Eletroímã (pois ele ajuda a limpar o chão das serras).

Paragões dos Klaxxi

  • Alguém deve ficar responsável por marcar o alvo atual. Os dps devem atacar APENAS o paragão marcado. Não usem AoE nem efeitos de "cleave", é desperdício de dps.
  • A ordem em que eles devem ser mortos varia conforme a estratégia e a preferência do líder, mas não esqueça: se o buff de Propósito do Paragão ficar muito alto em um deles (tipo se chegar até 3 ou 4), ele vai ser um problema, então é bom evitar isso matando-o.
  • Saiam de cima de poças no chão.
  • Tanks:
    • Vigiem seus debuffs. Se revezem com Injeção (Rik'kal) e Sangue Cáustico (Xaril).
    • Mantenham Rik'kal longe de Skeer.
    • Mantenham Xaril longe de Kil'ruk.
    • Ao tankar Korven, deixem ele virado pra longe da raid.
  • Dps: ataquem adds que aparecerem e dêem alta prioridade para os seguintes: Kunchongs, bolhas de sangue, parasitas, e blocos de âmbar. 
  • Tem um boss que se protege com um bloco de âmbar, você vai ter que mudar seu alvo para o bloco para poder continuar dando dano (com tab ou clicando, mas tem que mudar o alvo para o bloco).
  • Quando algum jogador tomar o efeito de Mirar (aparece uma linha entre o jogador e o boss), todo mundo que estiver perto deve correr para cima da linha (fiquem espalhados ao longo da linha, evitem todos ficar de pé no mesmo ponto).
  • Quando cada boss morre um jogador pode clicar seu corpo para ganhar um buff ou habilidade extra (não vou detalhar aqui para manter resumido).

Garrosh

 Esta luta tem 3 fases e mais uma transição que acontece duas vezes entre as fases.

Fase 1
  • Um tank no Garrosh, outro nos adds.
  • dps focam nos adds, interrompam heals do Clarividente.
  • Ranged dps e healers ficam stackados em uma posição na sala, quando o machado do Garrosh cair ali eles mudam de lugar (lugares previamente acertados pelo líder de raid).
  • Depois que a arma profanada cair no chão, de vez em quando dps ranged podem atacá-la, continuando a dar prioridade para os adds (por exemplo, apenas ponham alguns "dots" nela)
  •  Healers, prestem atenção quando a "Estrela de Ferro" cruzar a sala e estejam preparados para quando ela explodir (talvez seja preciso usar cooldowns)
  • Tanks: deixem a estrela de ferro passar por cima dos adds.
Transição
  • Mate os adds, não fique em cima de poças.
  • Quando alguns adds morrem, deixam uma "bolha branca" no chão, quem pegar ganha um buff (o nome do buff pode variar mas o ícone é esse). Peguem todos se possível.
  • Algumas fases de transição se dividem em dois corredores. Acertem previamente qual parte da raid vai pelo corredor da esquerda e qual pela direita; cada grupo leva 1 tank, metade dos healers e metade dos dps.
  • No fim, enquanto estiverem batendo no Garrosh, atenção dobrada ao ataque em cone frontal (não fiquem na frente).
Fase 2
  • Como na fase 1, ranged e healers ficam stackados à distância pois ele vai jogar uma arma profanada em vocês, depois disso voltem a stackar no boss. A maioria das raids usa a estratégia de ficar sempre stackada no boss, exceto na hora da arma e na hora em que ele "roda a baiana".
  • Alguns jogadores vão tomar efeito de "MC" ("mind control", eles vão ser controlados pelo jogo e passar a atacar os outros). Ataquem esses jogadores rápido, usem cc e stuns, derrubem o hp deles rápido para voltarem ao normal.
  • Quando o Garrosh "rodar a baiana" , saiam de perto (algumas raids preferem continuar stackadas).
  • Tanks, se revezem com 3 stacks de Desespero Tenaz; usem algum cd de defesa quando a barra de energia do Garrosh chegar a 100.
Transição (mesma coisa de antes)

Fase 3
  • Quando ele rodar a baiana de novo, dessa vez, se espalhem bem longe do Garrosh e uns dos outros, pois vai nascer um add em cima de cada jogador. Derrubem os adds rápido e vão pra cima do Garrosh.
  • De resto é parecido com a fase 1 e 2.
  • Sugere-se usar BL nesta fase.